Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França: A cinco dias das eleições, Macron e Le Pen continuam taco a taco

A primeira volta das eleições em França tem lugar no próximo domingo e as últimas sondagens indicam que Emmanuel Macron e Marine Le Pen continuam taco a taco. Jean-Luc Mélenchon mantém a terceira posição.

Reuters
  • ...

A cinco dias da primeira volta das eleições em França, a última sondagem conhecida não traz grandes surpresas: o candidato centrista Emmanuel Macron e a candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, estão muito próximos. Macron leva, ainda assim, a melhor, mas por uma margem muito pequena.

A sondagem da Ifop-Fiducial para a revista Paris Match e Sud Radio, citada pela Reuters, indica que Emmanuel Macron obteria 23% das intenções de voto na primeira volta das presidenciais francesas, que se realiza no próximo domingo, 23 de Abril.


Marine Le Pen, candidata da Frente Nacional, surge em segundo lugar, recolhendo 22% das intenções de voto. Jean-Luc Mélenchon candidato da extrema-esquerda, apoiado pelos comunistas, capta 19,5% das intenções de voto. É o terceiro candidato mais votado, ficando à frente de François Fillon, que tem 19% das intenções de voto, de acordo com a sondagem.

François Fillon partiu como favorito para estas presidenciais. Contudo, perdeu terreno com o escândalo e a acusação formal de ter criado empregos fictícios para a mulher e para os dois filhos, como assistentes parlamentares, com dinheiro do Estado.

Já no fim-de-semana de 8 e 9 de Abril foram publicadas sondagens que indicavam que Jean-Luc Mélenchon estava na terceira posição.


O socialista Benoît Hamon tem 8% das intenções de voto. A sondagem da Ifop, que foi realizada entre 14 e 15 de Abril a 1.851 pessoas, indica ainda que a abstenção fica nos 30%.

Entretanto, uma sondagem da Opinionway para a Radio Classique, divulgada também esta terça-feira, 18 de Abril, dá a vitória de Macron na primeira volta, com 23%, subindo assim 1%, de acordo com a Bloomberg. Le Pen continua em segundo lugar, com 22% dos votos - o mesmo valor face à sondagem anterior. Fillon, apesar de perder 1% face ao inquérito anterior, é o terceiro candidato mais votado (com 20%) e Jean-Luc Mélenchon é o quarto (com19%).

A sondagem da Opinionway antecipa também a segunda volta. Neste cenário, Emmanuel Macron vence Marine Le Pen com uma grande diferença: 64% para Macron e 36% para Le Pen. Numa segunda volta, em que Le Pen concorra contra Fillon, o candidato da direita vence a candidata da Frente Nacional mas por uma margem menor. De acordo com a sondagem, Fillon obteria 58% contra os 42% de Le Pen.

Numa sondagem publicada a 11 de Abril, citada pela Reuters, Emmanuel Macron e Marine Le Pen obtinham, ambos, 23% das intenções de voto. A diferença face à sondagem divulgada hoje é nos ocupantes do terceiro e quarto lugar. Nessa sondagem da semana passada, François Fillon ocupava a terceira posição e Jean-Luc Mélenchon estava em quarto.


Os candidatos continuam a apresentar as suas ideias nestes últimos dias de campanha. Macron, de acordo com a BBC, terá alertado os eleitores franceses que escolher Jean-Luc Mélechon seria ser como Cuba, mas sem sol.


A imigração tem sido uma bandeira de campanha da candidata da extrema-direita. Num comício em Paris, Le Pen disse que, se for eleita, "decidiria sobre uma moratória sobre toda a imigração legal para parar esta situação descontrolada e frenética que está a puxar-nos para baixo". A França introduziria "regras muito mais drásticas, mais razoáveis, mais humanas e mais viáveis" em relação à imigração, acrescentou Le Pen, citada pela BBC.

(Notícia actualizada às 11:25 com a sondagem da Opinionway) 

Ver comentários
Saber mais França eleições presidenciais Emmanuel Macron Marine Le Pen
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio