Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia espanhola cresce pelo quinto trimestre consecutivo

O PIB espanhol registou uma expansão de 0,5% entre Julho e Setembro deste ano e completou um ciclo de cinco trimestres sempre a crescer.

30 de Outubro de 2014 às 09:03
  • ...

A economia espanhola registou um crescimento trimestral de 0,5%, revelou esta quinta-feira, 30 de Outubro, o instituto de estatística do país. Este valor representa um ligeiro abrandamento face ao segundo trimestre do ano, no qual o PIB cresceu 0,6%, mas significa que a economia de Espanha está a crescer há cinco trimestres consecutivos.

 

Em termos homólogos, a economia espanhola registou uma crescimento de 1,6%, uma melhoria face à expansão de 1,3% registado no trimestre anterior.

 

O Banco de Espanha já tinha sinalizado a semana passada que Madrid continuava na senda positiva do crescimento no terceiro trimestre. Assim, a economia espanhola "prolongou a sua recuperação que teve início em meados do ano passado, apoiada na progressiva normalização das condições de financiamento, a manutenção de níveis de confiança relativamente robustos (apesar de alguns desenvolvimentos adversos no exterior) e na evolução favorável do mercado laboral", apontou o banco central, citado pelo jornal Expansíon.

 

Robert Kuenzel da Daiwa Capital Markets comentou ao jornal britânico The Guardian que "é muito provável que, entre os países da Zona Euro, Espanha seja a única 'fonte' significativa de crescimento no terceiro trimestre". 

 

Já Ebrahim Rahbari, economista do Citigroup, avançou à agência Bloomberg que é pouco provável que Espanha continue a crescer a este ritmo "quando e se a economia da Zona Euro não crescer". 

 

Esta quinta-feira, 30 de Outubro, o instituto de estatística espanhol divulgou também que o índice de preços no consumidor caiu 0,2% face ao período homólogo no mês de Outubro. Este é assim o quarto mês consecutivo de queda dos preços.

 

"A queda da inflação é claramente um dos maiores problemas para a economia espanhola e para toda a região" do euro, sublinhou Ebrahim Rahbari.

 

(Notícia actualizada às 09h14) 

Ver comentários
Saber mais Espanha PIB economia inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio