Notícia
Depósitos em Espanha recuperaram em Novembro
A maior quantidade de depósitos em Espanha sugere que a pressão para o financiamento dos bancos está a aliviar.
O dinheiro depositado pelo conjunto de todos os aforradores em Espanha aumentou em 16.000 milhões de euros, superado os 900 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Espanha. Este é o maior aumento registado num só mês, nos últimos anos.
Graças a este feito, o total de depósitos com que os bancos contam mais os fundos de pensões e de investimento chegou aos 1,457 biliões de euros.
Os bancos espanhóis têm começado a estabilizar os seus depósitos, a sua fonte principal de financiamento, desde que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, prometeu fazer todos os possíveis para defender o euro. Isto foi a chave para que os bancos pudessem continuar a financiar os custos e a fornecer crédito às empresas, citando John Raymond, analista do CreditSights.
“São boas notícias”, disse Raymond, acrescentando que “é difícil saber se estas melhorias serão sustentáveis”.
As preocupações com o futuro do euro, a possibilidade de um pedido de resgate, e a nacionalização do ”Bankia” ajudaram a acelerar a saída de depósitos do país no último ano, segundo noticia a Bloomberg.
Contudo, a subida recente revela a tendência que se iniciou em Setembro, na qual as famílias e as empresas se encontram mais disponíveis para depositar o seu dinheiro. Enquanto os bancos espanhóis têm conseguido restaurar a confiança, os depósitos desceram 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.