Notícia
Ursula Von der Leyen defende futuro da Albânia no bloco
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que iniciou hoje uma viagem aos Balcãs Ocidentais, disse que a União Europeia "deve cumprir as promessas" à Albânia, país que espera iniciar negociações de adesão ao bloco.
28 de Setembro de 2021 às 13:19
"Com um bom progresso nas reformas judiciais, a Albânia tem cumprido claramente [os objetivos]. Agora, a UE também deve fazê-lo", disse Von der Leyen, numa mensagem escrita na rede social Twitter, após reunir-se com o primeiro-ministro do país, Edi Rama.
No ano passado, a Comissão Europeia autorizou o início das negociações para adesão da Albânia, mas as conversações ainda não começaram devido ao veto da Bulgária, que rejeita um aprofundamento das relações entre Bruxelas e a Macedónia do Norte.
Von der Leyen sublinhou, no entanto, considerar "ser claro" que "o futuro da Albânia está na UE".
A presidente da Comunidade Europeia iniciou em Tirana uma viagem aos Balcãs Ocidentais para preparar a cimeira da próxima semana entre a UE e os seis países da região: Albânia, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Macedónia do Norte e Bósnia e Herzegovina
A viagem também coincide com um aumento da tensão na fronteira entre a Sérvia e sua antiga província que a Força Aérea sérvia sobrevoou na segunda-feira.
Hoje à tarde, Von der Leyen seguirá para Skpoje, onde se encontrará com o primeiro-ministro da Macedónia do Norte, Zoran Zaev, e com o Presidente do país, Stevo Pendarovski.
Na quarta-feira, a responsável deverá encontrar-se com o Presidente e o primeiro-ministro de Kosovo, Vjosa Osmani e Albin Kurti, e visitar uma creche construída com fundos da UE.
Mais tarde, viajará para Podgorica, onde planeia encontrar-se com o Presidente, Milo Dukanovic, e com o primeiro-ministro, Zdravko Krivokapic, e visitar o Instituto de Saúde Pública, que Bruxelas ajudou financeiramente durante a pandemia.
Von der Leyen também viajará para Belgrado para se encontrar com o Presidente, Aleksandar Vucic, e a primeira-ministra, Ana Brnacic.
Na quinta-feira de manhã, juntamente com Vucic, Von der Leyen participará na apresentação de um projeto de corredor ferroviário e testemunhará a assinatura de um contrato para a reabilitação de um troço da autoestrada de La Paz, que é apoiado pela UE.
Finalmente, Von der Leyen seguirá para a Bósnia e Herzegovina, ainda na quinta-feira, onde participará na cerimónia de abertura da ponte Svilaj, que vai ligar este país à Croácia, devendo depois reunir com o Presidente e primeiro-ministro.
PMC // MAG
Lusa/Fim