Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de inflação no Reino Unido cai para 1,6%

O abrandamento da taxa de inflação foi superior ao previsto e dá ao banco central de Inglaterra maior margem de manobra para manter a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%.

19 de Agosto de 2014 às 11:07
  • ...

A taxa de inflação no Reino Unido caiu de 1,9% em Junho para 1,6% em Julho, divulgou esta terça-feira, 19 de Agosto, o instituto de estatística britânico. A queda superou as previsões dos economistas contactados pela agência Bloomberg que esperavam uma taxa de inflação de 1,8%.

 

Esta queda deveu-se principalmente à descida de 5,7% dos preços no retalho têxtil, uma descida mais acentuada do que é normal para esta altura do ano. Também os preços da alimentação, álcool, e serviços financeiros - incluindo taxas bancárias - registaram quedas durante o mês de Julho.

 

Com este abrandamento do índice de preços no consumidor, o Banco de Inglaterra recupera margem de manobra para manter a taxa de juro de referência do país no mínimo histórico de 0,5%, permitindo assim que a economia continua com um "forte ritmo de crescimento", refere o economista Rob Wood do Berenberg Bank à Bloomberg.

 

Os mais recentes dados da economia britânica, divulgados a 15 de Agosto, mostram que esta registou um crescimento em cadeia de 0,8% e uma expansão homóloga de 3,2%. Foi o maior crescimento homólogo desde 2007, ano que antecedeu a crise financeira.

 

Este crescimento superou as previsões dos economistas (3,1%) e é explicado, em grande parte, pelo bom desempenho do sector dos serviços, que cresceu 3,6% face ao período homólogo e 1% em cadeia.

 

O Governo britânico reagiu a estes dados afirmando que eles mostram que a economia "já recuperou, totalmente, a produção perdida durante a Grande Recessão e que é agora maior do que era no anterior pico registado no primeiro trimestre de 2008".

 

Segundo um porta-voz do ministério da Finanças britânico, "o plano económico de longo prazo do Governo está a funcionar. Mas o nosso trabalho ainda não está concluído. Continuaremos a realizar uma análise realista do que precisa de ser feito para garantir um melhor futuro económico", disse o responsável ao jornal The Guardian.

 

O Reino Unido pode registar este ano o melhor desempenho económico entre os países do G7 caso se confirmem as previsões do Banco de Inglaterra, segundo a agência Bloomberg. O banco central estima que a economia venha a crescer 3,5% este ano.

 

Ainda assim, o governador Mark Carney já alertou que a economia continua a enfrentar dificuldades – agravadas pela estagnação do PIB da Zona Euro e pelas tensões geopolíticas que se vivem na Ucrânia e no Médio Oriente.

 

O governador rejeita a hipótese de subir a taxa de juro no curto prazo. Actualmente, o preço do dinheiro está no mínimo histórico de 0,5% desde Março de 2009.

Ver comentários
Saber mais Reino Unido Banco de Inglaterra Governo inflação PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio