Notícia
Novo primeiro-ministro francês é Jean Castex, que coordenou estratégia de desconfinamento
Foi nomeado por Emmanuel Macron após a demissão, esta sexta-feira, de Édouard Philippe.
O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou esta sexta-feira a sua demissão ao presidente da República de França, Emmanuel Macron. O presidente francês já nomeou Jean Castex como novo primeiro-ministro, ao final da manhã desta sexta-feira.
Jean Castex é o responsável pela coordenação da estratégia de desconfinamento em França, depois do primeiro grande surto de coronavírus naquele país. Castex é conhecido por ser reservado e discreto. Este é o primeiro passo para a remodelação que terá lugar no governo francês, depois da demissão de Édouard Philippe.
Philippe sob pressão
O Governo liderado por Édouard Philippe estava sob extrema pressão no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus. Macron aceitou logo a demissão do primeiro-ministro.
Em entrevista à imprensa francesa, publicada esta sexta-feira, Macron elogia o trabalho do primeiro-ministro, realçando o seu "trabalho notável" que lhes permitia "manter uma relação de confiança que é, de certo ponto de vista, única na escala da Quinta República".
O governo sofrerá agora uma remodelação e, aponta a imprensa, um reforço em pastas específicas. Emmanuel Macron já adiantou algumas prioridades: "Revitalizar a economia, continuar a apostar proteção social e rever a política ambiental, e restabelecer uma ordem republicana justa, defendendo a soberania europeia".
Emmanuel Macron anunciou uma "nova equipa" para seguir um "novo caminho" político durante a última parte de seu mandato até ás eleições presidenciais de 2022.