Notícia
Chipre já converteu depósitos em acções do Bank of Cyprus
Já começou a conversão dos depósitos não garantidos, acima de 100 mil euros, em acções do Bank of Cyprus. Parte já foi convertida, a outra parte mantém-se congelada.
Uma das condições para o resgate financeiro da troika (FMI, Comissão Europeia e BCE) a Chipre era a conversão de parte dos depósitos acima de 100 mil euros, que não estão abrangidos pelo mecanismo de garantia de depósitos, em acções.
O Bank of Cyprus, o maior banco cipriota, já fez parte dessa conversão, noticiou domingo, 28 de Abril, a Reuters.
Esta conversão foi a fórmula escolhida de Chipre para arrecadar dinheiro para a recapitalização da banca, que está na origem do pedido de resgate. A banca cipriota teve perdas significativas com o colapso do sistema na vizinha Grécia.
No domingo foi anunciado que o Bank of Cyprus converteu 37,5% dos depósitos acima dos 100 mil euros em acções tipo A, tendo mais 22,5% para possíveis conversões futuras.
Outros 30% estão congelados, mantendo-se como depósitos.
O porta-voz, citado pela Reuters, escusou-se a referir volumes associados a estas percentagens. A recapitalização do banco terá de ficar concluída até final de Junho.
O programa de capitalização da banca prevê, ainda, a dissolução do segundo maior banco da ilha, o Popular.
O parlamento cipriota deverá votar o resgate financeiro da troika a 30 de Abril, para que a primeira tranche do empréstimo de 10 mil milhões de euros possa chegar ao país em Maio.