Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Canadá abandona negociações para tratado com a União Europeia

O Canadá diz que parece "impossível" chegar a acordo. Em Bruxelas continua a reinar a esperança de um desfecho positivo. A impedir o acordo está a resistência da Valónia, uma das províncias belgas, que receia ser inundada de produtos canadianos.

Justin Trudeau – Canadá – 312 mil euros
REUTERS
21 de Outubro de 2016 às 21:18
  • ...

O governo canadiano abandonou esta sexta-feira a mesa das negociações com a Bélgica, responsabilizando a União Europeia de incapacidade de aprovar o tratado de comércio transatlântico entre as duas comunidades (o Acordo Integral de Economia e Comércio, CETA na sigla inglesa).

Em causa está a oposição de uma das províncias belgas, a Valónia, que se opõe ao acordo, pondo em causa o apoio já dado pelos governos centrais dos 28 membros da União Europeia.

"O Canadá – e eu pessoalmente – trabalhámos muito. Mas é claro para mim e para o Canadá que a União Europeia é incapaz de chegar a acordo, mesmo com um país com valores europeus como o Canadá," afirmou a ministra do Comércio Chrystia Freeland, que acrescentou estar "desiludida". "Penso que é impossível", afirmou.

Contudo, em Bruxelas, fontes comunitárias acreditam que ainda é possível chegar a um entendimento. E a comissária europeia com a pasta das transacções comerciais, Cecelia Malmstrom, mostrou vontade de continuar com as conversações.

As preocupações da Valónia prendem-se com o impacto que o acordo poderá ter no aumento da importação de produtos de suíno e bovino e também em relação ao mecanismo de resolução de conflitos entre as partes dos dois continentes, que podem ser usadas pelas multinacionais em seu benefício.

O acordo para o CETA deveria ser assinado na próxima quinta-feira, na cimeira União Europeia, Canadá. Até segunda-feira de manhã o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau (na foto), decidirá se voa ou não para Bruxelas para firmar o documento.

De acordo com a Reuters, o acordo prevê aumentar as trocas comerciais entre os parceiros em 20%, dando ganhos anuais de 12 mil milhões de euros às economias do bloco europeu e de 8,26 mil milhões à canadiana.

Ver comentários
Saber mais Bélgica Acordo Integral de Economia e Comércio Bruxelas Reuters política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio