Notícia
Investigação liga Putin a ativos de 17 mil milhões de dólares
Entre os ativos identificados pelo Projeto de Reportagem de Crime Organizado encontram-se contas offshores, iates, jatos privados e propriedades de luxo.
Mais de 17 mil milhões de dólares em ativos globais foram vinculados a 35 oligarcas e autoridades russas supostamente ligadas ao presidente do país, Vladimir Putin.
Esta identificação foi feita Projeto de Reportagem de Crime Organizado em parceria com jornais como o The Guardian e o Süddeutsche Zeitung. Segundo esta investigação, entre os ativos globais incluem-se contas bancárias offshore, iates, jatos privados e propriedades de luxo em Londres, na Toscana e na Riviera francesa.
Segundo o The Guardian este projeto começou por rastrear uma lista de 35 homens e mulheres identificados no ano passado pelo líder da oposição, Alexei Navalny, como supostos facilitadores de Putin.
A organização de Navalny escreveu aos governos ocidentais solicitando que os nomes na sua sua lista fossem considerados como alvos de sanções e todos, exceto dois, foram colocados na lista negra pelos EUA, UE, Reino Unido ou Canadá.
Os nomes incluem quatro dos oligarcas mais ricos, além de chefes de empresas estatais, emissoras proeminentes, chefes de agências de espionagem, ministros, conselheiros políticos e governadores regionais.