Notícia
Banco russo VTB perde controlo da subsídiária europeia
O supervisor financeiro alemão (BaFin) anunciou este domingo que retirou ao VTB Bank, o segundo maior banco russo e alvo de sanções devido à guerra na Ucrânia, o controlo da sua subsidiária europeia, cujas atividades podem, no entanto, continuar.
10 de Abril de 2022 às 15:48
O grupo russo "já não tem o controlo" sobre o VTB Bank SE, uma subsidiária sediada na Alemanha, após a "proibição do exercício de direito de voto", explica a autoridade alemã de supervisão financeira num comunicado à imprensa.
A gestão da entidade europeia está agora proibida de "seguir as diretivas" do VTB Bank, que na sexta-feira passou a integrar a lista de entidades sancionadas pela União Europeia.
O regulador alemão precisou que para o banco "a situação operacional permanece inalterada", com os "clientes a poderem dispor livremente dos seus depósitos".
O BaFin disse ainda não ter identificado qualquer problema de liquidez, estando a monitorizar de perto a situação.
Porém, de acordo com o jornal Handelsblatt, citado pela AFP, quatro dos cinco membros do conselho de administração apresentaram recentemente a sua renúncia e o VTB Europe não aceita novos clientes desde o início de março
Recorde-se que a União Europeia já tinha congelado os bens de quatro bancos -- VTB, Bank Otkritie, Novikombank (filial do Rostec) e Sovcombank -, que representam 23% do mercado bancário russo, depois de terem sido excluídos do sistema financeiro internacional Swift.
LT // TDI
Lusa/Fim