Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal sofre segunda quebra mais expressiva da Europa na produção industrial em janeiro

Em janeiro, a produção industrial, ajustada sazonalmente, manteve-se estável na zona euro e aumentou 0,4% na União Europeia, face a dezembro. Portugal tem a segunda maior queda quer em cadeia quer em termos homólogos.

Portugal fabrica cada vez mais componentes, mas “está longe de ser autossuficiente”, alerta a Abimota.
Manuel Azevedo
15 de Março de 2022 às 10:49
  • ...

Em janeiro, a produção industrial, ajustada sazonalmente, manteve-se estável na zona euro e aumentou 0,4% na União Europeia, face a dezembro. Em termos homólogos, o mesmo indicador diminuiu 1,3% na zona euro e cresceu 0,4% na União Europeia, em igual período, segundo estimativas do Eurostat.

 

Numa análise em cadeia, a produção de bens de consumo não duradouros na zona euro aumentou 3,1%, enquanto a produção de bens intermédios e de energia diminuiu 0,3%. A produção de bens de consumo duradouro caiu 0,5% e dos bens de capital 2,4%.

 

Por sua vez, na UE, a produção de bens de consumo não duradouros aumentou 3,0%, a produção de bens intermédios manteve-se estável, a produção de bens de consumo duradouros diminuiu 0,3%, enquanto a produção de a energia caiu 0,4% e de bens de capital 1,9%.

 

Os maiores crescimentos em cadeia registaram-se na Áustria (+6,2%), República Checa (+3,1%) e na Polónia (+3,0%). As maiores quedas foram sentidas na Estónia (6,1%), em Portugal (-5,0%) e na Grécia (-4,1%).

 

Em termos homólogos, a produção de bens de capital na zona euro caiu 8,4%, enquanto a produção de bens intermédios aumentou 0,6%, os bens de consumo duradouros 1,0%, de energia 1,4% e de bens de consumo não duradouros 7,0%.

 

Na UE, a produção de bens de consumo não duradouros aumentou 7,6%, de energia 5,2%, de bens de consumo duradouros  2,2% e de bens intermédios 1,8%, enquanto a produção de bens de capital diminuiu 7,1%.

 

Face a janeiro de 2021, Irlanda (20,0%), Portugal (-4,2%) e Malta (-3,8%) registaram as quedas mais acentuadas da produção industrial, enquanto Lituânia (+24,7%),  Áustria (+17,3%) e Polónia (+16,6%) registaram as subidas mais expressivas.

Ver comentários
Saber mais Portugal Polónia União Europeia Eurostat Eurostat Áustria economia negócios e finanças indústria e produtos químicos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio