Notícia
Islândia retira pedido de adesão à União Europeia
A coligação de centro direita que governa a Islândia decidiu retirar o pedido de adesão à União Europeia (UE), uma vez que as negociações com Bruxelas estão suspensas há cerca de um ano, avançou este Sábado a televisão estatal RUV.
Os grupos parlamentares do Partido da Independência e do Partido Progressista, no poder desde Abril de 2013, votaram na noite passada a favor desta medida, cuja resolução será agora apresentada no Parlamento islandês (Althingi), onde ambos têm uma cómoda maioria, segundo a RUV.
De acordo com a televisão islandesa, citada pela agência Efe, a moção pedirá formalmente ao Governo a retirada do pedido de adesão à UE apresentado em 2010, que só será retomado depois da realização de um referendo sobre o assunto.
O anterior Governo de esquerda suspendeu as negociações com Bruxelas em Janeiro de 2013 argumentando que seria impossível terminá-las antes das eleições, num momento em que estavam a ser discutidos 27 dos 33 capítulos das conversações, mas não os principais, nomeadamente, a pesca e a agricultura.
A coligação de centro direita, entretanto no poder, assegurou durante a campanha eleitoral que iria convocar um referendo antes de retirar o pedido de adesão à UE.