Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Franceses já votam para a primeira volta das presidenciais. Abstenção é a grande incógnita

A entrada tardia de Emmanuel Macron na campanha deram a Marine Le Pen espaço para crescer nas sondagens. Ambos devem defrontar-se na segunda volta a 24 de abril. Macron segue na frente, mas a distância é curta.

A carregar o vídeo ...
10 de Abril de 2022 às 10:58
  • 4
  • ...
Com a ameaça de uma abstenção elevada, os eleitores franceses começaram esta manhã a votar para a primeira volta das eleições presidenciais. Há 12 candidatos, oito homens e quatro mulheres, na corrida ao Eliseu, numas eleições ainda com resultado muito incerto.

Nas últimas semanas, a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen surgiu como a grande ameaça ao recandidato, centrista, Emmanuel Macron, com as sondagens a darem pouca margem ao atual inquilino do Eliseu.

As urnas abriram às 6:00 da manhã locais e fecham a partir das 20:00, quando serão publicadas as primeiras projeções que, habitualmente, são muito fiáveis lembra a agência Reuters.

Até há poucas semanas, Emmanuel Macron estava relativamente confortável na reeleição para um segundo mandato, com a popularidade em alta devido à ofensiva diplomática desencadeada face à invasão russa da Ucrânia, um crescimento económico robusto e uma oposição fragmentada. No entanto, uma entrada tardia na campanha eleitoral terá retirado essa vantagem folgada de Macron.

A justificar esta perda está também uma campanha de Marine Le Pen que centrou quase todo o discurso no aumento do custo de vida e uma queda no apoio ao grande rival da direita, Eric Zemmour.

Abstenção é a grande ameaça

A jogar contra uma vitória mais folgada de Macron está também uma abstenção que pode atingir valores elevados. As várias sondagens apontam para uma taxa a rondar os 30%, mas ainda há uma grande incógnita.

Ao longo das últimas semanas a diferença entre Macron e Le Pen foi-se encurtando e nas últimas sondagens divulgadas na sexta-feira, a distância entre os dois candidatos poderia situar-se entre 1 e 3 pontos percentuais, ou seja, dentro da margem de erro.

Segundo o Instituto Ifop, na sondagem divulgada na sexta-feira passada, Macron tinha 26,5% das intenções de voto contra 24% de Le Pen - configurando um empate técnico.

No terceiro lugar em todas as sondagens está Jean-Luc Melénchon, obtendo entre 17 e 17,5%, deixando assim o líder da extrema-esquerda provavelmente de fora da segunda volta.

Tudo está em aberto nesta primeira volta das presidenciais francesas. A segunda volta realiza-se a 24 de abril.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio