Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha oficializa pedido de ajuda financeira à banca

Madrid prevê receber os fundos de ajuda para recapitalizar a banca por volta de 12 de Dezembro, anunciou o Ministério da Economia.

03 de Dezembro de 2012 às 13:07
  • ...

Espanha já oficializou o pedido de ajuda financeira para recapitalizar a banca, de acordo com as agências internacionais, que citam um e-mail do Ministério da Economia.

O Governo prevê que o dinheiro chegue “por volta do dia 12 de Dezembro”. Madrid vai receber 37 mil milhões de euros para injectar em quatro instituições, entre elas o Bankia, mais 2,5 mil milhões que serão canalizados para o FROB (fundo de recapitalização da banca), para serem direccionados para o banco tóxico, o Sareb. Os 2,5 mil milhões de euros são a parcela que será da responsabilidade do Estado, o restante capital será injectado pelos próprios bancos.

De acordo com a informação divulgada, chegarão assim cerca de 40 mil milhões de euros, ficando para mais tarde entre três a quatro mil milhões de euros. Estes montante está dependente da viabilização por parte de Bruxelas dos planos de recapitalização da banca.

Os bancos alvo de recapitalização, com ajuda estatal, são: o Bankia, o CatalunyaBanc, NovaGalicia y Banco de Valencia.

Em Junho, Espanha e os parceiros europeus acordaram que seria canalizado para Madrid um empréstimo de 100 mil milhões de euros para ajudar na recapitalização da banca, um valor na altura considerado mais do que suficiente para fazer face às necessidades de capital dos bancos. Entretanto, as auditorias apontaram para que as necessidades fossem cobertas com 60 mil milhões de euros. E há poucas semanas, Espanha revelou que o valor necessário rondaria os 40 mil milhões de euros.

(Notícia actualizada às 13h15 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais banca Espanha recapitalização da banca ajuda financeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio