Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desacordo persiste sobre supervisão bancária única na UE

Ministros das Finanças adiam tentativa de entendimento para véspera da próxima cimeira europeia.

04 de Dezembro de 2012 às 15:28
  • ...

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE), reunidos hoje, em Bruxelas, falharam um acordo sobre o mecanismo único de supervisão bancária e agendaram para o dia 12 de Dezembro uma nova reunião sobre o tema.

"Tivemos uma troca de pontos de vista muito interessante. Penso que nos aproximamos de um acordo", afirmou o ministro das Finanças de Chipre, Vassos Shiarly, país que assume actualmente a presidência da UE, depois de os ministros das Finanças dos 27 terem estado cerca de quatro horas a discutir o tema.

No entanto, acrescentou, "há alguns temas que ainda continuam a precisar de algum trabalho", nomeadamente "afinar" a distinção entre a função de supervisão e a função de política monetária no seio do Banco Central Europeu (BCE).

Vassos Shiarly afirmou que ainda acredita que seja possível alcançar um acordo antes da cimeira europeia agendada para 13 e 14 de Dezembro, em Bruxelas.

Os ministros das Finanças vão, assim, reunir-se novamente no dia 12 de Dezembro, em Bruxelas, na véspera o início da cimeira europeia.

Os chefes de Estado e de Governo, numa cimeira realizada em Outubro, apontaram meados de 2013 como a meta para a entrada em vigor do novo mecanismo único de supervisão bancária.

Na proposta apresentada em Setembro passado pela "Comissão Barroso", o BCE será a instituição responsável pela supervisão do sistema bancário da zona euro, que Bruxelas considera um elemento-chave da nova arquitectura para uma "união bancária".

Um dos pontos de desacordo prende-se com o âmbito da supervisão comum: se esta deverá abranger todos os bancos da zona euro, cerca de 6.000, ou apenas os maiores, e de que forma se associarão à supervisão do BCE os bancos dos países que não fazem parte da moeda única.

Ver comentários
Saber mais supervisão bancária União Europeia Zona Euro banca Ecofin Eurogrupo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio