Notícia
Costa fala com enviado dos EUA à Ucrânia. "Paz não pode ser um simples cessar-fogo"
Keith Kellogg, enviado especial de Trump para a resolução do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, foi ao encontro de Costa para discutirem como os dois blocos se podem entreajudar na missão de paz.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, já terminou a reunião com o enviado especial de Donald Trump para o acordo de paz na Ucrânia. Keith Kellogg e Costa estiveram reunidos durante alguns minutos e concentram a discussão na Ucrânia e Rússia.
Numa mensagem partilhada na rede social X, António Costa lembrou que a discussão se centrou nas "perspetivas de paz na Ucrânia" num momento que se mostra decisivo.
In this decisive moment, I met with @generalkellogg to discuss the prospects for peace in Ukraine.
Peace cannot be a simple ceasefire - we need an agreement that will ensure a comprehensive, just and lasting peace in Ukraine and security in Europe.
Ukraine can count on Europe.… pic.twitter.com/mTwcsnhbJw — António Costa (@eucopresident) February 18, 2025
"A paz não pode ser um simples cessar-fogo", vincou o ex-primeiro-ministro português, lembrando que é preciso "um acordo que garanta uma paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia e segurança na Europa".
Nesta missiva, António Costa fez questão de partilhar que o país liderado por Volodymyr Zelensky "pode contar com a Europa".
Retomando o foco na conversa com Keith Kellogg, já no fim da mensagem, Costa adiantou que a Europa está "pronta para continuar a trabalhar com os Estados Unidos para garantir a paz e a segurança".