Notícia
Centeno anuncia no Twitter que sai do Eurogrupo a 13 de julho
O ministro português vai assim, durante cerca de um mês, exercer o cargo de presidente do Eurogrupo sem ser o ministro das Finanças português.
Minutos depois da conferência de imprensa para confirmar a sua demissão como ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno anunciou no Twitter que o seu mandato no Eurogrupo vai terminar a 13 de julho.
"Na quinta-feira informarei os meus colegas do Eurogrupo sobre a minha decisão de não concorrer a segundo mandato, dado que a 15 de junho deixarei de ser o ministro das Finanças de Portugal", escreveu Mário Centeno.
O ministro português vai assim, durante cerca de um mês, exercer o cargo de presidente do Eurogrupo sem ser o ministro das Finanças português.
My tenure as Eurogroup President will end on 13 July 2020. On Thursday, I will inform my Eurogroup colleagues of my decision not to seek a second mandate, as by 15 June I will step down as finance minister of Portugal. pic.twitter.com/UZ3IU4EmYB
— Mário Centeno (@mariofcenteno) June 9, 2020
Eleito em 4 de dezembro de 2017 para a presidência do Eurogrupo, por um período de dois anos e meio, Centeno despedir-se-á assim do cargo em julho, tornando-se o primeiro presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro a cumprir apenas um mandato.
Centeno foi o terceiro presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018). O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.