Notícia
Sindicato chega a acordo com hoteleiros do Algarve para aumentos de 14%
Atualização cobre a inflação, repondo o poder de compra, sublinha Sindicato do Setor dos Serviços que ainda vai tentar negociar novas cláusulas do acordo coletivo.
A Associação Hoteleira do Algarve chegou a acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor dos Serviços (SITESE) para aumentos salariais de 14% em 2023, de acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira, 16 de janeiro, pela estrutura sindical.
"Este acordo, que tem um aumento médio superior a 14%, para além da reposição do poder de compra, constitui um ponto de viragem na abordagem que a associação empresarial vinha a fazer relativamente aos salários", refere a nota do SITESE, indicando que "os baixos salários praticados ao longo dos anos no setor originaram a fuga dos trabalhadores para outros setores com condições de trabalho mais favoráveis".
De acordo com a estrutura sindical, melhores salários podem "tornar este setor mais apelativo aos trabalhadores e assim contribuir para a sua captação e retenção", apontando a falta de mão-de-obra de que os empresários da hotelaria também se têm queixado, sobretudo depois da pandemia.
O SITESE refere no comunicado que "o passo seguinte será a negociação de um novo clausulado" do contrato coletivo de trabalho com a associação de hotelaria.
O Negócios tentou contactar o SITESE, mas sem sucesso.