Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego registado cai pelo quinto mês, mas fica 10% acima de maio de 2023

Em junho, havia perto de 305 mil desempregados inscritos no IEFP. Número recua pelo quinto mês consecutivo. Algarve regista a maior descida em cadeia, mas também o maior aumento homólogo.

O subsídio de desemprego pode ser cortado se não forem cumpridas obrigações. Mas também há recursos.
João Cortesão
  • 1
  • ...
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu pelo quinto mês consecutivo, em junho, para 304,9 mil pessoas, com o Algarve a registar as maiores quebras.

"Em relação ao mês anterior, a tendência é de redução do desemprego com a maior variação a acontecer na região do Algarve (-8,1%)", revela a síntese do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, porém, o número de desempregados inscritos e disponíveis para trabalhar subiu 9,8%, com o Algarve a registar o maior aumento.

"A nível regional, no mês de junho de 2024, com exceção dos Açores (-10,9%) e da Madeira (-15,3%), o desemprego aumentou em termos homólogos, com o valor mais acentuado na região do do Algarve(+17,5%)", lê-se na síntese.



Novas inscrições caem

As novas inscrições de desempregados registam uma redução tanto em cadeia como em termos homólogos.

Ao longo do mês de junho inscreveram-se 37,6 mil desempregados, numa redução de 10,7% em relação ao mês de maio e de 1,8% em relação ao mês de junho do ano passado.

As ofertas de emprego e as colocações também estão a cair.

Assim, em junho o IEFP recebeu 8,6 mil ofertas de emprego, menos do que no mês anterior (-14,6%) e do que em período homólogo (-15,9%).

As 6 mil colocações acompanharam a tendência, com uma redução tanto face a maio (-20%) como em relação ao mesmo período do ano anterior (-21,3%).

Notícia atualizada às 10:49 com mais informação
Ver comentários
Saber mais Emprego desemprego IEFP desempregados inscritos no IEFP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio