Notícia
Número de desempregados no mundo está a aumentar
De acordo com a agência de Trabalho das Nações Unidas, o número de pessoas desempregadas no mundo inteiro subiu 4 milhões em 2012, para 197 milhões, e é expectável que cresça ainda mais, alerta a agência.
No seu relatório a Organização Internacional do trabalho concluiu que os mais afectados foram os jovens, uma classe em que quase 13% das pessoas com menos de 24 anos estão desempregadas.
Estima-se que em 2013 mais 5,1 milhões de pessoas estarão desempregadas, e em 2014 serão mais 3 milhões. Esta tendência reflecte um declínio do crescimento económico, especialmente nos países desenvolvidos, segundo noticia a BBC News.
O relatório - "Global Employment Trends 2013" – conclui que 6% da população activa mundial não teve trabalho em 2012. O desemprego a longo prazo está também a crescer, com um terço da força de trabalho europeia desempregada há mais de um ano.
Cerca de 39 milhões de pessoas estão a desistir, abandonando o mercado de trabalho. “Uma perspectiva económica incerta, e políticas inadequadas para combater isto têm enfraquecido a procura agregada, retendo a contratação e o investimento”, segundo afirmou Guy Ryder, director geral do ILO.
O relatório também alerta para a necessidade para uma injecção de fundos que permita aos jovens serem treinados para os trabalhos que estão disponíveis. Os países que mais importância deram à formação técnico-profissional são aqueles com um menor desemprego jovem, como a Suiça, a Alemanha e a Áustria.