Notícia
Estrangeiros a trabalhar em Portugal caem 31%
Dos 103 mil estrangeiros a trabalhar em Portugal, um em cada quatro trata-se de um trabalhador indiferenciado. Os estrangeiros pesam 2,2% do trabalho no país, escreve o Jornal de Notícias.
Há 103 mil estrangeiros a trabalhar em Portugal. O número representa uma queda de 31,7% nos últimos cinco anos, escreve o Jornal de Notícias desta sexta-feira, 1 de Setembro.
Os estrangeiros pesam 2,2% do emprego no país. A queda acompanha a descida no número de cidadãos estrangeiros a viver em território português, tendência que se assinala desde 2009, com excepção apenas no ano passado.
Em 2016 entraram quase 47 mil estrangeiros no país, mais nove mil do que no ano anterior. Os brasileiros lideram mas há também mais franceses, italianos, ingleses e chineses, concretiza o jornal.
É traçado ainda um perfil dos estrangeiros a trabalhar em Portugal: trata-se de um trabalhador indiferenciado, a maioria mulheres, a trabalhar no sector dos serviços e com um salário até 600 euros.
No ano passado, mais de um quarto dos estrangeiros a trabalhar em Portugal – cerca de 30 mil – tinham profissões não qualificadas. Formações em ciências e/ou em actividades intelectuais só valem 8,9% da força de trabalho estrangeira em Portugal.