Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego na Zona Euro mantém-se estável nos 6,4%

A taxa de desemprego fixou-se nos 6,4% em junho, sendo que entre os jovens desceu para 13,8% na Zona Euro. Em Portugal, o desemprego manteve-se em linha com a Europa, nos 6,4%.

Portugal surge em décimo lugar na tabela de países onde as despesas mensais das famílias são mais baratas face à média europeia.
Mariline Alves
  • ...
A taxa de desemprego na Zona Euro manteve-se em 6,4% em junho, em linha com os valores registados em maio e abaixo dos 6,7% registados em junho de 2022, segundo o Eurostat, gabinete de estatísticas europeu.

No aglomerado dos 27 países da União Europeia a taxa de desemprego foi de 5,9% em junho, também estável face a maio, mas mais baixa do que os 6,1% registados em junho de 2022.

No total, detalha o instituto, a União Europeia contava 12.802 milhões de pessoas sem emprego, das quais 10.814 milhões na Zona Euro.

Especificamente nos jovens, com menos de 25 anos, a taxa de desemprego cifrou-se em 14,1% na União Europeia e 13,8% na Zona Euro, uma respetiva subida e descida face aos 14% registados em maio.

Ainda assim, quando comparado com junho de 2022 o desemprego jovem diminuiu em 16 mil pessoas na UE e 81 mil na Zona Euro.

Por género, a taxa de desemprego manteve-se em junho mais elevada entre as mulheres. A taxa de desemprego para as mulheres foi de 6,1% na União Europeia, enquanto para os homens foi de 5,7%.

Em Portugal, a taxa de desemprego fixou-se nos 6,4% em junho, acima dos 6% registados em junho do ano anterior, mantendo-se praticamente inalterada face a maio. Já o desemprego jovem caiu para 17,2%, abaixo dos 18,7% registados em maio.

Portugal é o oitavo país da UE com a taxa de desemprego jovem mais alta no mês em causa - a liderar a lista está Espanha com uma taxa de 27,4%.
Ver comentários
Saber mais Eurostat Zona Euro Portugal União Europeia UE macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio