Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego cai para 10% em Fevereiro

A taxa de desemprego está cada vez mais perto de abandonar os dois dígitos. Segundo as estimativas publicadas esta manhã pelo INE, em Fevereiro terá descido novamente para os 10%, igualando o valor de Março de 2009.

Paulo Duarte/Negócios
31 de Março de 2017 às 11:03
  • 13
  • ...
(Nota prévia: há alguns meses que surgem nas notícias valores diferentes para o desemprego, que podem deixar os leitores confusos. Isso explica-se porque o INE publica duas "taxas de desemprego" diferentes. Uma mensal e outra trimestral. Os dois valores têm diferenças metodológicas e, no caso do segundo, nunca são ajustados à sazonalidade.)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje o valor definitivo da taxa de desemprego de Janeiro, que terá afinal sido de 10,1%. Um valor que representa uma descida de 0,1 pontos percentuais em relação a Dezembro. A estimativa provisória para Fevereiro mantém a trajectória de descida, com o INE a calcular que se tenha fixado nos 10%.

"Em Fevereiro de 2017, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 10%, tendo diminuído 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 0,5 pontos face a Novembro de 2016", escrevem os técnicos do instituto.  

Esta descida da taxa reflecte o facto de existirem 510,6 mil pessoas desempregadas, menos 7,7 mil do que em Janeiro. O número de jovens e mulheres sem trabalho ficou praticamente inalterado, tendo a descida sido observada entre os homens e os adultos. 

O mercado de trabalho continua também a dar sinais positivos do lado do emprego, com um reforço de 5,3 mil pessoas no número de empregados, empurrando-o para um total de 4.610,5 mil. Também nesta rubrica, homens e adultos são o sub-grupos responsáveis pela melhoria do emprego em Fevereiro.

Todos estes são valores ajustados de sazonalidade. Se olharmos para os dados não ajustados, o desemprego de Fevereiro estava em 10,3%, tendo descido 0,1 pontos face a Janeiro.

Nesta publicação, o INE revê em baixa a sua estimativa de taxa de desemprego de Janeiro. Inicialmente calculada em 10,2%, ela fixou-se afinal nos 10,1%.

Ver comentários
Saber mais desemprego emprego mercado de trabalho Portugal INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio