Notícia
FCT confirma atribuição de 900 bolsas de doutoramento no concurso de 2017
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) confirmou a atribuição, este ano, de 900 bolsas de doutoramento relativas ao concurso lançado em Março.
Numa nota de imprensa, a FCT salientou na quinta-feira, 20 de Julho, que os resultados são divulgados antes do início do ano lectivo para que os alunos "possam melhor planear a sua investigação".
Os candidatos seleccionados "podem fixar a data de início do seu plano de trabalhos entre01 de Setembro de 2017 e 31 de Agosto de 2018". Os excluídos podem recorrer em sede de audiência prévia.
As bolsas de doutoramento da FCT são um subsídio concedido mensalmente aos investigadores em formação, com vista a obterem o grau de doutor. O seu trabalho científico é feito em regime de exclusividade.
Este ano, pela primeira vez, o concurso individual de bolsas, ao qual os candidatos podem concorrer por sua iniciativa, cingiu-se apenas a bolsas de doutoramento.
Em 2017, a FCT deixou de abrir concurso para a atribuição de bolsas de pós-doutoramento, seguindo a orientação da tutela, que pretende substituir estas bolsas por contratos de trabalho a termo, ao abrigo do decreto-lei de estímulo ao emprego científico, em vigor desde Setembro.
O concurso de 2016 foi pautado por atrasos na divulgação dos resultados - foram publicados em Janeiro, dois meses depois do prazo inicial - e no pagamento das bolsas.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia é a principal entidade, na dependência do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que subsidia a investigação em Portugal.