Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Candidaturas à bolsa Retomar arrancam a 21 de Julho

Estudantes desempregados que queiram voltar à universidade vão poder beneficiar de uma bolsa de 1.200 euros anuais. As candidaturas ao Programa Retomar arrancam segunda-feira, 21 de Julho. O regulamento já foi publicado.

Reuters
17 de Julho de 2014 às 16:53
  • 1
  • ...

Se está desempregado e abandonou o curso superior mas quer voltar e consegue terminá-lo antes dos 30 anos pode candidatar-se entre 21 de Julho e 30 de Setembro à bolsa Retomar. O Ministério da Educação tem "plafond" para gastar até 3.000 bolsas por ano. Cada uma no valor de 1.200 euros.

 

Esta quinta-feira, 17 de Julho, foi publicado o regulamento do Programa Retomar que explica que o requerimento para este apoio será preenchido e submetido exclusivamente online, através da Plataforma Retomar que será criada no site da Direcção-geral do Ensino Superior. Este ano, excepcionalmente, o prazo de candidaturas será de 21 de Julho a 30 de Setembro, mas deste ano em diante decorrerá entre 1 de Abril e 30 de Julho.

 

O despacho normativo revela ainda as condições para receber a bolsa. Os jovens têm de ser portugueses ou naturais de um estado-membro da União Europeia, têm de ter estado matriculados num estabelecimento de ensino superior e inscritos num curso sem que o tenham concluído e têm de ter interrompido a inscrição no curso no momento anterior a 1 de Março do respectivo ano civil. Além disso, têm de conseguir concluir o curso antes dos 30 anos, têm de estar desempregados e não podem estar a frequentar qualquer programa de aprendizagem ou formação profissional.

 

O Programa Retomar pretende combater o abandono escolar no ensino superior, aumentar o número de diplomados e promover a qualificação superior de jovens que não estejam integrados em qualquer modalidade de ensino ou formação ou no mercado de trabalho. O apoio já tinha sido anunciado pelo Governo e nos últimos dias ficou-se a saber que avançava já no próximo ano lectivo. Soube-se também o valor da bolsa e quantas bolsas haverá para distribuir.

 

O pagamento desta bolsa é feito de uma só vez, por transferência bancária, e este montante servirá basicamente para cobrir o valor das propinas  pouco mais. A transferência será efectuada no prazo máximo de 30 dias após a decisão. Por sua vez a decisão terá de ser tomada no máximo em 60 dias após o pedido.

 

Os candidatos admitidos serão seriados de acordo com alguns critérios como a inscrição num curso de formação inicial, o menor número necessário de créditos para concluir o curso, menor nível de desemprego registado do curso e a idade mais avançada.

Ver comentários
Saber mais ensino superior estudantes universidade desempregados Crato
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio