Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BHP parte para a luta com OPA hostil à Potash por 31 mil milhões de euros

A maior mineira do mundo apresentou a sua oferta de aquisição aos accionistas da Potash, depois de a administração ter rejeitado ontem a oferta.

18 de Agosto de 2010 às 08:48
  • ...
A BHP Billiton comunicou ao regulador australiano uma oferta que avalia a maior produtora de fertilizantes em 40 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros), depois de a administração da Potash ter dito ontem que tinha rejeitado uma abordagem da empresa mineira, em que era oferecido o mesmo valor por acção (130 dólares).

A apresentação da proposta directamente aos accionistas representa uma alteração de postura pela BHP, cuja proposta não solicitada tinha ontem sido classificada como “grosseiramente inadequada” e “altamente oportunista”. A maior mineira do mundo, que agora também procura ser a maior produtora de fertilizantes, avança para uma proposta hostil.

“Acreditamos firmemente que os accionistas da Potash Corp. vão concordar que a oferta em dinheiro, que confere um prémio de 32% face ao preço médio das acções nos últimos 30 dias, é muito atraente e por isso decidimos apresentar esta oferta directamente aos accionistas”, disse o presidente do Conselho de Administração da BHP Billiton, Jacques Nasser, em comunicado citado pela Bloomberg.

Ontem, as acções da Potash apreciaram para 143,17 dólares, o que sinaliza que o CEO da BHP, Marius Kloppers poderá ter de aumentar o preço da sua oferta. O crescimento da procura de bens alimentícios e as condições atmosféricas adversas impulsionaram os preços de vários produtos alimentícios, como as sementes de soja, o trigo e os cereais. Factores que levam o CEO da Potash, Bill Doyle, a antecipar um crescimento de 10% da procura de fertilizantes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio