Notícia
25 universidades e politécnicos privados em risco de fechar
Quatro instituições têm fecho garantido no ano que vem, na sequência das dificuldades financeiras e redução de alunos, noticia o i esta quinta-feira.
Das 73 universidades e politécnicos geridos por entidades privadas no país, 25 estão em risco de fechar as portas e quatro vão mesmo deixar de funcionar em 2017. As contas são da Direcção-Geral do Ensino Superior, depois de um pedido de fiscalização ordenado pelo anterior Governo e os fechos são confirmados pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Segundo o jornal i, que esta quinta-feira, 29 de Dezembro, faz primeira página com a notícia, os encerramentos e a situação difícil vivida pelas instituições privadas surge na sequência da quebra no número de alunos e das dificuldades financeiras atravessadas por aqueles estabelecimentos.
Uma das instituições a fechar no próximo ano encerra compulsivamente, enquanto as três restantes terminarão a sua actividade de forma voluntária. O Ministério liderado por Manuel Heitor (na foto) não adiantou que estabelecimentos estarão em causa.
O pedido do levantamento - previsto na lei desde 2007 e destinado a perceber se as escolas mantinham as condições necessárias para envergarem o estatuto de interesse público - foi feito em 2015 por José Ferreira Gomes, então secretário de Estado do Ensino Superior.
Foi com base em critérios relacionados com o número de matrículas ou o ritmo de queda de novos alunos que os serviços do Ministério chegaram agora a esta lista de 25 instituições, que representam um terço do universo de privadas no país.