Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vontade política e dinheiro: as razões do falhanço dos Objectivos do Milénio

O mundo não cumpriu os compromissos assumidos há dez anos. ONU diz que falta mais vontade política e dinheiro para que os Objectivos do Milénio se cumpram.

Vontade política e dinheiro: as razões do falhanço dos Objectivos do Milénio
20 de Setembro de 2010 às 09:31
  • ...
Cerca de 140 chefes de Estado de todo o mundo, entre os quais José Sócrates, passarão entre hoje e quarta-feira por Nova Iorque para fazerem uma avaliação dos Objectivos do Milénio, uma carta de oito compromissos adoptada há uma década no âmbito das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de promover o desenvolvimento económico e social no mundo.

A conclusão, segundo antecipa a imprensa internacional, é de que se ficou apenas a meio caminho, sendo preciso mais vontade política e mais dinheiro para que questões como o combate à pobreza ou a promoção do ensino primário universal sejam efectivamente cumpridas.

Apesar de reconhecer que a crise financeira global acabou por pôr um travão nas políticas públicas nacionais, Ban Ki-moon (na foto), secretário geral da ONU já pediu mais “vontade política” aos governos e um financiamento adicional de 100 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos para que os objectivos não fiquem pelo caminho.

Erradicar a pobreza extrema; fazer chegar o ensino primário a todas as crianças; promover a igualdade de géneros e a autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; garantir a sustentabilidade do meio ambiente; melhorar a saúde materna; combater o HIV e o paludismo e fomentar a criação de uma associação mundial para o desenvolvimento foram os oito grandes princípios traçados há uma década atrás pelos Estados mundiais. Estes objectivos desdobram-se em 21 metas quantificadas que são monitorizadas através de uma bateria de 60 indicadores.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio