Notícia
Volume de negócios nos serviços sobe 2,6%
O volume de negócios nos serviços aumentou 2,6% em Outubro em termos homólogos. O empregoe as remunerações efectivamente pagas caíram 0,5%, 1,4%, respectivamente enquanto as horas trabalhadas avançaram 0,6%, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatístic
O volume de negócios nos serviços aumentou 2,6% em Outubro em termos homólogos. O empregoe as remunerações efectivamente pagas caíram 0,5%, 1,4%, respectivamente enquanto as horas trabalhadas avançaram 0,6%, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo a mesma fonte, a evolução do volume de negócios "foi determinada pelo comportamento da secção de Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal, cuja taxa de variação (3,8%) recuperou 4,5 pontos percentuais".
O comportamento do emprego "resultou das contribuições negativas das secções de Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico, menos 0,8 p.p., e de Alojamento e restauração (restaurantes e similares), menos 0,3 p.p", explica o INE.
Quanto à evolução das remunerações, que caíram 1,4%, a mesma fonte sublinha que "ficou a dever-se, sobretudo, ao contributo negativo da secção de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, menos1,4 p.p.".
Por último, o volume de trabalho nos serviços aumentou 0,6%, com toas as secções a apresentarem acelerações, "destacando-se a verificada nas de Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico (3,7 p.p.), e de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas (4,0 p.p.), que apresentaram taxas de variação de -0,3% e 2,6%, respectivamente".