Notícia
Volume de negócios nos serviços abranda em Novembro
O volume de negócios nos serviços registou, em Novembro, uma taxa de variação homóloga de 0,3% o que representa um abrandamento de 1,9 pontos percentuais face ao mês anterior.
O volume de negócios nos serviços registou, em Novembro, uma taxa de variação homóloga de 0,3% o que representa um abrandamento de 1,9 pontos percentuais face ao mês anterior.
Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação homóloga de 0,3%, abrandando 1,9 pontos percentuais relativamente a Outubro.
O emprego no sector dos serviços estabilizou em termos homólogos enquanto as remunerações efectivamente pagas e as horas trabalhadas caíram 0,5% e 0,9%, respectivamente.
Todas as secções (comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal; transportes, armazenagem e comunicações e actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas), à excepção da de alojamento e restauração, apresentaram reduções nas taxas de variação homólogas. A secção de alojamento e restauração registou um crescimento de 5,1 %, acelerando 2,6 pontos percentuais face a Outubro.
O emprego no sector dos serviços manteve-se inalterado face ao mesmo período de 2005, o que representa uma melhoria de 0,2 pontos percentuais face à variação observada em Outubro.
As remunerações nos serviços diminuíram 0,5%, o que significou uma recuperação de 0,9 pontos percentuais face a Outubro. Este comportamento ficou a dever-se à evolução na secção de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, que registou uma recuperação de 4,7 pontos percentuais face ao mês anterior, apesar de ainda ter apresentado uma taxa de variação negativa de 0,5%.
O volume de trabalho nos serviços diminuiu 0,9% face ao período homólogo.