Notícia
Volume de negócios cresce 3,7% em Fevereiro
O volume de negócios registou em Fevereiro um crescimento de 3,7% face ao período homólogo e uma desaceleração de 0,9 pontos percentuais face a Janeiro, divulgou esta tarde o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O volume de negócios do sector dos serviços registou em Fevereiro um crescimento de 3,7% face ao período homólogo e uma desaceleração de 0,9 pontos percentuais face a Janeiro, divulgou esta tarde o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O emprego e as remunerações efectivamente pagas no sector dos serviços cresceram 1,1% e 4,4%, respectivamente, enquanto as horas trabalhadas registaram uma variação homóloga nula.
Segundo o INE, as secções que mais contribuíram para o crescimento do volume de negócios foram o comércio por grosso, a reparação de veículos automóveis, motociclos e bens de uso pessoal. As actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, registaram uma aceleração de 4,2 pontos percentuais, a que correspondeu uma taxa de variação homóloga de 9,9% e um contributo para o índice agregado de 1,1 pontos percentuais.
O emprego nos serviços registou uma variação de 1,1%, o que representa uma melhoria de 0,5 pontos percentuais face à variação observada em Janeiro. Este crescimento resultou de uma melhoria em todas as secções consideradas, à excepção da de transportes, armazenagem e comunicações, onde se registou uma queda de 0,1 pontos percentuais face a Janeiro.
No caso das remunerações, registou-se um crescimento de 4,4% em Fevereiro, o que representa uma melhoria de 0,7 pontos percentuais relativamente à variação observada no mês anterior.