Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Constâncio ganhou 180 mil euros em sete meses no BCE

Remunerações na Comissão Executiva do BCE subiram 2% em 2010 face ao ano anterior. O seu presidente, Jean-Claude Trichet, ganhou 387 mil euros, quase o mesmo do que o CEO do PSI-20 pior remunerado no ano passado. Constâncio arrecadou 180 mil euros por sete meses de trabalho.

  • ...
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, recebeu como vencimento base mais de 180 mil euros nos sete meses em que esteve na instituição em 2010, aos quais foram também adicionados subsídios. As remunerações totais da Comissão Executiva da autoridade monetária subiram 2% no ano passado face a 2009.

Na rubrica “custos com pessoal”, do Relatório Anual do BCE, é possível verificar que o antigo governador do Banco de Portugal auferiu como vencimento base 183.918 euros de Junho a Dezembro de 2010. O valor não tem base de comparação, já que Constâncio era governador da autoridade nacional no período homólogo e não esteve todo o ano no cargo europeu.

Em Portugal, no ano de 2007, quando se tornaram públicas pela primeira vez as remunerações dos administradores do Banco de Portugal, o salário anual de Vítor Constâncio era de 250 mil euros.

Ao salário-base acrescem subsídios de residência e de representação para todos os membros da Comissão Executiva do BCE. Segundo o Relatório Anual da instituição, estes têm “direito a abono de lar, abono por filho a cargo e abono escolar, dependendo das respectivas circunstâncias pessoais”.

Os vencimentos base estão sujeitos a um imposto, “que reverte em benefício da União Europeia”, e ainda a deduções para o regime de pensões e seguros de saúde e de acidentes.

No seu todo, as remunerações da Comissão Executiva do BCE aumentaram 2% face a 2009. Nesse ano, os seis membros tinham recebido 1.699.980 euros, ao passo que, nos 12 meses seguintes, o valor subiu para 1.734.063 euros. A actualização de 2% é ligeiramente superior à inflação de 1,6% registada na Zona Euro no mesmo período.

Um crescimento de 2% foi também a evolução sentida no salário base do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, que passou a receber 367.863 euros, acima dos 360.612 euros auferidos em 2009. O líder da autoridade monetária tem ainda direito a uma residência oficial em vez do subsídio de residência.

O seu vencimento fica próximo do dos CEO do PSI-20 pior remunerados no ano passado e longe dos 1,4 milhões de euros recebidos por Zeinal Bava, administrador da PT e o melhor pago entre as empresas cotadas que integram o principal índice da bolsa portuguesa.
Ver comentários
Saber mais Vítor Constâncio Banco Central Europeu BCE Jean-Claude Trichet remunerações Comissão Executiva do BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio