Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Vemos riscos para o crescimento económico”

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou esta tarde que a crise do mercado hipotecário norte-americano, os preços do petróleo elevados e os preços das matérias-primas estão a aumentar os riscos para o crescimento económico

04 de Outubro de 2007 às 19:56
  • ...

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou esta tarde que a crise do mercado hipotecário norte-americano, os preços do petróleo elevados e os preços das matérias-primas estão a aumentar os riscos para o crescimento económico da Zona Euro.

"Vemos riscos para o crescimento económico" afirmou Jean-Claude Trichet numa entrevista dada a uma estação de televisão estatal austríaca. O responsável adiantou que os riscos para a economia englobam os problemas no mercado imobiliários dos EUA, "o petróleo alto e os preços das ‘commodities’", de acordo com a Bloomberg.

O BCE reuniu hoje e anunciou que optou por manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro inalterada nos 4%. O presidente da autoridade monetária sinalizou esta tarde, após a reunião, que o BCE não tem pressa em aumentar as taxas de juro da Zona Euro, preferindo aguardar por mais informações para definir os juros. A maior surpresa surgiu na omissão à referência de que a política monetária é acomodatícia, uma expressão que tem sido recorrente nos discursos do governador.

Os juros permaneceram nos 4% porque "é necessária mais informação antes de decidir sobre as taxas de juro", afirmou esta tarde Jean-Claude Trichet, alertando que, no que respeita "ao potencial impacto do aumento da volatilidade dos mercados financeiros, as incertezas para a actividade económica aumentaram".

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio