Notícia
Turismo sénior absorve 16,21 milhões em 2003
O orçamento do INATEL para os dois programas Turismo Sénior e Termalismo Sénior, para o ano de 2003, totalizam 16,21 milhões de euros, afirmou o presidente da entidade pública, Eduardo Graça.
No segundo dia de realização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até domingo na FIL, Eduardo Graça afirmou que, daquele total, o montante da comparticipação do Estado é de 6,99 milhões de euros.
Salientou, contudo, que, durante os últimos anos, «o esforço financeiro do Estado (nestas iniciativas) é inversamente proporcional à adesão dos cidadãos aos programas», com o crescimento exponencial das receitas por venda de férias.
Em 2003 o Turismo Sénior, que contempla a contratação de serviços privados pelo INATEL para a realização de pacotes turísticos com objectivos sociais, conforme sublinhou Eduardo Graça, irá contar com 55,46 mil semanas contratadas. No caso do programa de Termalismo Sénior (de cariz semelhante mas orientado para o turismo termal) estes valores passam para 5,04 mil quinzenas.
Já para o próximo ano, o presidente do INATEL estima que aqueles indicadores passem para, respectivamente, 60 mil semanas contratadas e outras seis mil quinzenas no caso do termalismo. Um «crescimento modesto em relação a este ano» que irá exigir «um pequeníssimo acréscimo» do apoio público, acrescentou.