Notícia
Turismo deverá representar 15% do PIB em 2015
O turismo em Portugal deverá representar 15 por cento do PIB nacional em 2015, contra os 11 por cento em 2006, disse o ministro Manuel Pinho, no lançamento do "Allgarve".
Sustentando a aposta no turismo de qualidade superior, o ministro da Economia, Manuel Pinho, apresentou dados sobre o panorama da oferta hoteleira de gama alta no Algarve, lembrando que em 2005 "havia 10 hotéis de 5 estrelas, em 2007 há 14 e até 2010 deverão estar em funcionamento 21".
Na sessão que marcou o lançamento do Programa Allgarve, com a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, e do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, foram pormenorizados os grandes empreendimentos de oferta hoteleira para os próximos dois anos, que totalizam um investimento de 1.400 milhões de euros.
Entre estes projectos contam-se o Tivoli Victoria, em Vilamoura. Ocupando 4 hectares, o Tivoli Victoria é a primeira unidade construída de raiz pelo grupo Tivoli e tem abertura prevista para 2008, representando um investimento de 57 milhões de euros e a criação de 225 postos de trabalho.
Este hotel terá uma vocação não apenas de lazer, mas também de saúde e bem-estar e congressos.
O Hilton de Vilamoura, "Cascatas Golf Resort & Spa", situado em Vilamoura, com 3,7 hectares, tem a sua abertura prevista para este Verão. Este será o primeiro empreendimento Hilton em Portugal, representa um investimento de 75 milhões de euros, que poderá criar 400 postos de trabalho e complementa a oferta tradicional com um "conference centre", piscinas aquecidas e oferta específica de golfe.
O Projecto CONRAD, "Palácio Valverde Resort&Spa Hotel", em Loulé, numa área de 6 hectares, deverá iniciar a construção no fim deste ano e deve estar concluído em 2009. Alia uma concepção com espaços privados e jardins temáticos e representa um investimento de 89 milhões de euros que irão gerar 900 postos de trabalho.
O "Palmares Resort", numa extensão de 200 hectares em Lagos - Meia Praia, representa um investimento de 300 milhões de Euros e prevê a criação de 430 postos de trabalho, tendo como principal aposta o golfe. O início da construção está previsto para este ano, estando a abertura prevista para 2009.
O "Terras de Verdelago", situado em Altura (Praia Verde), Castro Marim, empreendimento que ocupará uma área de 92 hectares, tem um investimento de 250 milhões de euros e criará 600 postos de trabalho. A sua aposta está no turismo de negócios, com construção de centro de congressos e reuniões.
O "Vila Galé Lagos" é um empreendimento de gama superior, que vai situar-se em Lagos, na Meia Praia e foi projectado a pensar principalmente no lazer e nas famílias. Ocupando uma extensão de 8 hectares, representa um investimento de 20 milhões de euros e começa a ser construído em 2008, tendo sido aprovado esta semana em Conselho de Ministros.
O "Algarve Motor Park", localizado numa área de 290 hectares na Mexilhoeira Grande, Portimão, terá um investimento de 200 milhões de euros e criará 1.750 novos postos de trabalho. Este empreendimento terá como equipamento âncora o Autódromo Internacional do Algarve, que pretende ser um dos mais modernos e polivalentes do mundo.
O Parque Tecnológico "Algarve Inovation Center" irá funcionar como um complemento, quer ao Autódromo, quer ao Kartódromo, sendo o local ideal para a instalação de empresas ligadas ao mundo motorizado.
Por fim, a "Herdade dos Salgados", em Lagoa dos Salgados, com uma área de 200 hectares, tem dois hotéis e um aparthotel, que representam 450 milhões de euros de investimento e prevê criar 780 postos de trabalho, com abertura prevista para 2008.