Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Totonegócio: Federação aceita substituir-se aos clubes e pagar 13 milhões

A Federação propõe-se avançar com o pagamento por forma a evitar as execuções fiscais já em curso. Em contrapartida, o Estado faz as contas à dívida do Instituto do Desporto aos clubes.

15 de Março de 2012 às 17:08
  • 9
  • ...
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aceitou assumir a dívida de 13 milhões de euros correspondente à segunda fase do Totonegócio, afirmou ao Negócios fonte governamental.

Os 13 milhões de euros em causa estão já a ser reclamados pelo Fisco aos clubes, à FPF e à Liga depois de, em 2011, se ter feito o balanço da segunda fase do Totonegócio. Foi então apurada uma dívida de 13 milhões de euros que as receitas dos jogos sociais a que os clubes de futebol têm direito não foram suficientes para cobrir.

A estes 13 milhões será já abatida uma parcela equivalente a cerca de seis milhões de euros, uma dívida do Instituto do Desporto para com os clubes e que corresponde às receitas dos jogos sociais do ano de 2011 que nunca chegaram a ser transferidas para a Federação e para a Liga.

Além da dívida dos 13 milhões, há ainda uma outra, apurada em 2005, de 19 milhões de euros, que está desde então a ser discutida nos tribunais, com a Federação e a Liga a esgrimirem argumentos no sentido de atribuírem as culpas ao Estado que, dizem, não terá dinamizado o totobola tal como se havia comprometido a fazer.

Segundo a Lusa, a direcção da Federação pretende ouvir primeiro a posição dos sócios ordinários, com os quais se reúne hoje tendo, entre outros "assuntos de relevância para o futebol português", o "Totonegócio" na ordem de trabalhos. A notícia tinha já também sido avançada pela SIC Notícias e pelo Económico.

Ainda segundo a Lusa, para a reunião de hoje à tarde, estão convocadas todas as associações distritais e regionais de futebol, a LPFP, as estruturas representativas de jogadores (SJPF), árbitros (APAF), treinadores (ANTF), enfermeiros e massagistas (ANDAF), médicos (AMEF) e dirigentes (ANDIF).
Ver comentários
Saber mais totonegócio federação Liga
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio