Notícia
Taxa de penetração dos telemóveis chega aos 111,5%
No final de Junho existiam em Portugal 11,738 milhões de telemóveis em utilização, mais 1,6% do que o registado no final do primeiro trimestre deste ano e mais 9,5% que em Junho de 2005, segundo dados avançados hoje pela Anacom.
No final de Junho existiam em Portugal 11,738 milhões de telemóveis em utilização, mais 1,6% do que o registado no final do primeiro trimestre deste ano e mais 9,5% que em Junho de 2005, segundo dados avançados hoje pela Anacom.
Os clientes com planos de assinaturas representam 19,6% do total de utilizadores de telemóveis. Entre Abril e Junho foram realizadas 1,64 mil milhões de chamadas, um crescimento de 3,9% face a Janeiro – Março, sendo que a grande maioria dos telefonemas efectuados pela rede móvel (67,3%) têm como destino a própria rede.
As ligações móvel-fixo representam apenas 7,6% do total, menos 0,4% do que no primeiro trimestre deste ano, revelam ainda os dados do regulador de comunicações. No sentido contrário, evoluíram as chamadas originadas da rede fixa para a rede móvel, que representaram 8,9% do total das chamadas recebidas em telemóveis, mais 1,7% face ao período entre Janeiro e Março.
Segundo a Anacom o total de minutos de conversação nas redes móveis atingiu os 3,065 mil milhões de minutos entre Abril e Junho (mais 3,8% que no primeiro trimestre), sendo que a duração média das chamadas efectuadas a partir do móvel foi de 112 segundos, enquanto que a duração média das chamadas recebidas na rede móvel foi de 107 segundos.
Por mês os utilizadores da rede móvel em Portugal realizaram 47 chamadas entre Abril e Junho, das quais apenas 16 para fora da rede do seu operador.
As mensagens escritas continuam a ganhar cada vez maior peso nas comunicações em Portugal, tendo a Anacom registado um crescimento de 18,2% entre o primeiro e o segundo trimestre. Foram enviadas 3,094 mil milhões de SMS entra Abril e Junho, número que, em comparação ao segundo trimestre de 2005, representa um crescimento de mais de 330%.
A Anacom aponta a «a adesão dos clientes às diversas campanhas promocionais desencadeadas pelos operadores móveis» como a principal razão para este crescimento.