Notícia
Silva Lopes diz que défice subjacente ultrapassa os 5% este ano
O défice público este ano, sem considerar as medidas extraordinárias, deverá chegar aos 5% ou mais, disse hoje o economista Silva Lopes, no Fórum de Administradores de Empresas.
O défice público este ano, sem considerar as medidas extraordinárias, deverá chegar aos 5% ou mais, disse hoje o economista Silva Lopes, no Fórum de Administradores de Empresas. Este valor compara com o défice anunciado pela ministra das Finanças, que é de 2,9% do PIB.
O ex-governador do Banco de Portugal afirmou que continua a defender o Pacto de Estabilidade e Crescimento, «apesar de ser um colete-de-forças absurdo». Para o ex-presidente do Conselho Económico e Social, o Tratado constitucional europeu seria uma excelente oportunidade para eliminar estas regras.
Silva Lopes mostrou-se mais preocupado com os problemas do crescimento da economia portuguesa, do que com as questões das finanças públicas.
Para o ex-ministro das Finanças, o principal erro de política económica em Portugal aconteceu no início dos anos 90 quando se deu a «fixação prematura da taxa de câmbio do escudo».