Notícia
Sampaio convoca eleições antecipadas para 17 de Março (act.)
O Presidente da República, Jorge Sampaio, convocou hoje eleições legislativas antecipadas para o dia 17 de Março de 2002, na sequência do pedido de demissão apresentado recentemente por António Guterres.
«No âmbito dos poderes que me são conferidos pela Constituição, decidi dissolver a Assembleia da República» e convocar eleições antecipadas para o próximo dia 17 de Março, afirmou Sampaio (na foto), numa declaração lida ao país.
O Presidente da República defendeu que «a actual Assembleia da República (AR) é insusceptível de gerar um novo Governo», motivo que o levou a decidir pela sua dissolução.
Jorge Sampaio justificou ainda a sua decisão com o «interesse nacional», sublinhando que tanto os partidos políticos com assento parlamentar como o Conselho de Estado (CE), órgão consultivo do PR, se manifestaram a favor desta solução.
O mesmo responsável assumiu que «todas as dissoluções têm custos» e que esta medida «irá interromper a estabilidade que tínhamos há 15 anos», desde caiu pela última vez um Governo em Portugal antes do termo do seu mandato.
No entanto, Jorge Sampaio considerou que o escrutínio marcado para Março do próximo ano «trará uma legitimidade renovada e uma nova energia ao nosso sistema político».
O pedido de demissão do primeiro-ministro, António Guterres, foi apresentado depois da derrota do Partido Socialista (PS), que apoia o actual Governo, nas últimas eleições autárquicas.