Notícia
13 mortos e 49 feridos provocados pela queda de árvore na Madeira. PGR abriu inquérito
Caiu uma árvore de grande porte no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, na Madeira, tendo provocado mais de uma dezena de mortos e 49 feridos, segundo os dados oficiais. O Ministério Público instaurou um inquérito.
Uma árvore de grande porte caiu esta terça-feira, 15 de Agosto, enquanto decorria a festa da nossa senhora do Monte, na Madeira, provocando 13 mortos e 49 feridos, alguns em estado grave, de acordo com os últimos números.
Foi decretado três dias de luto regional.
"O Ministério Público decidiu instaurar inquérito", disse fonte da Procuradoria-Geral da República, em resposta escrita enviada à Lusa.
As pessoas que foram apanhadas pela árvore estavam a assistir às cerimónias religiosas da nossa senhora do Monte.
A queda de uma árvore de grande porte no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, durante a festa em honra da padroeira da Madeira, provocou, segundo várias fontes não oficiais, mais de uma dezena de mortos, entre os quais duas crianças.
O incidente ocorreu cerca das 12:00, num local onde se concentram muitas pessoas para participar naquele que é considerado o maior arraial da Madeira, momentos antes de sair a procissão que foi cancelada.
Fontes no local referem que a árvore estava amarrada há dois anos e o tronco estava oco. O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, veio entretanto desmentir esta informação, afirmando que a árvore que caiu foi um carvalho e que não aparentava problemas.
No ano passado as festividades de carácter mais profano deste arraial foram canceladas devido aos incêndios que afectaram o Funchal na segunda semana de Agosto.
(Notícia actualizada às 19:05 com nova informação oficial. Notícia corrigida às 17:41: Número de feridos é de 50 e não de 52)