Notícia
Queda da natalidade e envelhecimento tiram 0,6 pontos por ano ao PIB até 2050
Estudo do McKinsey Global Institute conclui que dentro de apenas 25 anos o número de pessoas em idade ativa por cada pessoa com mais de 65 anos diminui dos atuais 2,6 para 1,6, com forte impacto no crescimento do PIB do país.
Se não forem tomadas medidas, o envelhecimento da população reduzirá em 0,6 pontos percentuais por ano o crescimento do PIB per capita português nos próximos 25 anos e o número de pessoas em idade ativa por reformado passará de 2,6 para 1,6.
A conclusão é de um estudo do McKinsey Global Institute citado pelo Diário de Notícias e pelo Jornal Económico e segundo o qual a população portuguesa em idade ativa atingiu o seu máximo em 1999, situa-se atualmente em 63% e diminuirá para 53% em 2050.
"Portugal tem um enorme desafio demográfico, que só poderá ser superado com uma maior participação no mercado de trabalho e um aumento substancial da produtividade. Além disso, é fundamental repensar o contrato social entre gerações", afirma Marc Canal, investigador sénior do MGI citado pelo Jornal Económico.