Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Queda da natalidade e envelhecimento tiram 0,6 pontos por ano ao PIB até 2050

Estudo do McKinsey Global Institute conclui que dentro de apenas 25 anos o número de pessoas em idade ativa por cada pessoa com mais de 65 anos diminui dos atuais 2,6 para 1,6, com forte impacto no crescimento do PIB do país.

FrankHoermann/Sven Simon/AP
25 de Março de 2025 às 09:15
  • ...

Se não forem tomadas medidas, o envelhecimento da população reduzirá em 0,6 pontos percentuais por ano o crescimento do PIB per capita português nos próximos 25 anos e o número de pessoas em idade ativa por reformado passará de 2,6 para 1,6.

A conclusão é de um estudo do McKinsey Global Institute citado pelo Diário de Notícias e pelo Jornal Económico e segundo o qual a população portuguesa em idade ativa atingiu o seu máximo em 1999, situa-se atualmente em 63% e diminuirá para 53% em 2050.

"Portugal tem um enorme desafio demográfico, que só poderá ser superado com uma maior participação no mercado de trabalho e um aumento substancial da produtividade. Além disso, é fundamental repensar o contrato social entre gerações", afirma Marc Canal, investigador sénior do MGI citado pelo Jornal Económico. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio