Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quase 3 mil homens combatem 150 fogos em todo o país

Quase três mil bombeiros combatem mais de cem incêndios em todo o país, apoiados por 28 meios aéreos e mais de 700 meios terrestres, revelou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Carlos Barroso/CM
07 de Agosto de 2016 às 16:46
  • ...

A página da internet da ANPC, actualizada às 15:40, integrava na lista de "ocorrências em aberto" 151 incêndios rurais em todo o país, indicando que os mesmos mobilizavam 2.932 homens e 838 meios terrestres.

 

A ANPC destacava como "importantes" sete incêndios rurais que estavam a ser combatidos por 803 operacionais, 257 meios terrestres e 16 meios aéreos, nos distritos de Aveiro (onde se registam três ocorrências significativas), Viseu, Porto, Viana do Castelo e Bragança.

 

Durante o dia de hoje e até às 15:40, a ANPC tinha registado 298 incêndios rurais, que envolveram 4.220 operacionais, 1.131 meios terrestres e 29 meios aéreos.

 

Os distritos do Porto, Braga e Aveiro são os que registam mais incêndios rurais "em aberto", com 38, 31 e 21 fogos assinalados pela ANPC, respectivamente.

 

No distrito do Porto, o combate às chamas mobiliza 648 homens, ao passo que 547 e 257 operacionais trabalham em Aveiro e Braga, respectivamente.

 

Na Guarda, 385 operacionais acorrem a 12 incêndios rurais em curso.

 

Em Viseu, 346 homens combatem as chamas em 11 locais.

 

É deste distrito o incêndio rural mais recentemente acrescentado pela ANPC à lista de "ocorrências importantes", por volta das 15:40.

 

O fogo em Travanca de Bodiosa, freguesia de Bodiosa, concelho e distrito de Viseu, mobiliza 192 operacionais, 53 meios terrestres e quatro meios aéreos.

 

O incêndio "em mato, com duas frentes activas", começou às 12:39.

 

Quanto aos incêndios rurais "importantes", o que mais meios mobiliza é o de Medas e Melres, concelho de Gondomar, distrito do Porto, que a ANPC já indica como "dominado".

 

Este fogo, que começou na sexta-feira, está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, de acordo com a ANPC.

 

O presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade, disse hoje de manhã à Lusa que o fogo destruiu uma casa, chamuscou outras e obrigou a retirar de casa cerca de 20 pessoas.

 

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 114 homens, 31 meios terrestres e dois meios aéreos.

 

Em Aveiro, estão em curso três incêndios, nos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Estarreja.

 

O incêndio num eucaliptal em Salreu, concelho de Estarreja, distrito de Aveiro, obrigou ao corte da A1 e da A29, estando a ser combatido por 49 homens, 20 meios terrestres e três meios aéreos, de acordo com a ANPC.

 

Este fogo, que começou às 09:25, tem uma frente activa.

 

Um incêndio que deflagrou numa zona de mato em Felgueira, freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, tem três frentes activas e está a ser combatido por 113 operacionais e 37 meios terrestres.

 

Em Provisende de Cima, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, 60 bombeiros combatem um incêndio em mato com duas frentes activas que começou pelas 19:00 de sábado.

 

O combate às chamas está a ser apoiado por 19 meios terrestres e dois meios aéreos.

 

O presidente da Câmara de Arouca revelou à Lusa que este incêndio florestal, que lavra há cerca de 20 horas na Serra da Freita, obrigou a evacuar a aldeia de Castanheira, onde residem cerca de 11 moradores.

 

No distrito de Bragança, outra "ocorrência importante" afecta, desde as 12:12, a localidade de Santa Comba de Rossas, freguesia de Sortes.

 

O fogo está a ser combatido por 92 operacionais e 26 meios terrestres.

 

De acordo com a ANPC, as ocorrências identificadas como incêndio rural "contemplam incêndios em povoamento, áreas de inculto/mato e áreas agrícolas".

 

As "ocorrências importantes" dizem respeito a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos".

Ver comentários
Saber mais incêndios meteorologia ANPC Aveiro Viseu Porto Viana do Castelo Braga Guarda Travanca de Bodiosa Bodiosa Gondomar Arcos de Valdevez Vale de Cambra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio