Notícia
Produção na construção abranda na Zona Euro. Portugal entre os que mais recuam
A produção na construção na Europa em setembro foi negativa, quando comparada com agosto, tendo a deslizado 1,1% na Zona Euro e 0,8% na UE. Portugal viu a produção recuar 1,2%.
A produção na construção recuou 0,3% na Zona Euro e subiu 0,1% na União Europeia (UE), em setembro face ao período homólogo, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.
Já face a agosto, a tendência é claramente negativa, tendo a produção na construção deslizado 1,1% na Zona Euro e 0,8% na UE.
Numa análise por setores e em cadeia, a engenharia civil aumentou 1,5% e a construção de edifícios 0,2%.
Na UE, a engenharia civil registou um aumento de 1,1% e a construção de edifícios de 0,3%.
Entre os Estados-membros que já existem dados disponíveis, o gabinete de estatística europeu dá conta de que os países com maiores aumentos mensais de produção foram a Eslovénia (7,4%), a Polónia (3,6%) e a Eslováquia (2,3%).
Por outro lado, e ainda numa análise mensal, as maiores quedas na produção foram registadas pela Hungria e pela Roménia (ambas com uma queda de -1,9%), Portugal (-1.2%) e Áustria (-0.9%).
Já face a setembro do ano passado, a construção de edifícios diminuiu 0,3%, enquanto a engenharia civil aumentou 2,5%. Na UE, a engenharia civil aumentou 2,8% e a construção de edifícios cedeu 0,1%.
Neste período de comparação, Eslovénia (32,1%), Polónia (13,8%) e Roménia (10,9%) registaram os maiores aumentos de produção, enquanto Finlândia (-6,2%), em Espanha (-6,1%) e na Hungria (-6,0%) comandaram as perdas.