Notícia
Preços na produção industrial recuam 2,5% em Novembro
O índice de preços na produção industrial (IPPI) em Portugal diminuiu 2,5% em Novembro relativamente ao mês anterior, e caiu 7,9% face ao período homólogo, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, o IPPI registava em Novembro uma variação positiva acumulada de 2,4% nos últimos 12 meses e de 1,5% desde o início do ano.
Os preços na produção de bens de consumo decresceram 0,3% entre Outubro e Novembro e aumentaram 3,1% em termos homólogos, enquanto nos bens intermédios os preços diminuíram 0,1% face a Outubro e 0,7% em comparação com o mesmo período de 2000.
Na produção de energia, os preços recuaram 5,8% entre Outubro e Novembro, enquanto em termos homólogos desceram 19,3%.
Os preços na produção na industria extractiva mantiveram-se inalterados entre Outubro e Novembro e subiram 0,9% face ao período homólogo, enquanto nas industrias transformadoras os preços registaram uma variação mensal negativa de 2,5% e caíram 10% em comparação com o mesmo período de 2000.
Na produção e distribuição de electricidade, gás e água, os preços quebraram 2,3% entre Outubro e Novembro, tendo aumentado 2,1% em termos homólogos.