Notícia
Paulson substitui Snow como Secretário de Tesouro dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, escolheu o presidente executivo da Goldman Sachs, Henry Paulson, para substituir o actual Secretário do Tesouro norte-americano, John Snow.
Henry Paulson, presidente-executivo da Goldman Sachs, vai ser nomeado para substituir o actual Secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, confirmou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.
O actual responsável pela pasta do Tesouro norte-americano, John Snow, já tinha avançado que iria renunciar ao cargo em Junho deste ano, uma decisão que lançou a especulação em torno do seu substituto.
Ao longo da manhã, o nome de Donald Evans, ex-Secretário do Comércio norte-americano e amigo pessoal do presidente George W. Bush, chegou a ser avançado pela imprensa britânica. O colunista do "Times On-line", Gerard Baker, não só avançava o nome de Evans, como referia que seria um defensor da política do dólar fraco.
A especulação em torno da possibilidade de Evans vir a assumir o cargo de Secretário do Tesouro, levaram o dólar a registar ao longo da manhã a queda mais acentuada das últimas seis semanas.
A Casa Branca apressou-se a clarificar que seria Henry Paulson, actual presidente-executivo da Goldman Sachs, o nome escolhido por para substituir Snow. Caso o Senado confirme a nomeação de Paulson, este será o mais recente executivo da casa de investimento a assumir a pasta do Tesouro, depois de Robert Rubin ter assumido o cargo durante a Administração Clinton.
Os especialistas do mercado de capitais vêem com bons olhos o nome agora anunciado, uma vez que Paulson tem uma longa experiência em relação a Wall Street e, por isso, deverá contribuir para a manutenção da calma nos mercados financeiros.