Notícia
Partido de Merkel sofre derrota nas eleições regionais de Mecklemburgo
A União Democrata-Cristã (CDU), partido da Chanceler alemã, sofreu no domingo uma derrota nas eleições regionais do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ao angariar apenas 23,1% dos votos face aos 28,8% de 2006.
05 de Setembro de 2011 às 08:22

O partido de extrema esquerda Die Linke teve a terceira melhor votação, com 18,4% dos votos.
Os neonazis do Partido Nacional Democrata (NPD), que fizeram campanha contra os "criminosos estrangeiros", alcançaram um resultado de 6 por cento face aos 7,3% que tinham conseguido em 2006.
O estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é um dos dois da Alemanha onde o NPD, que não tem presença no parlamento federal, tem lugar nos parlamentos regionais, e apresenta uma taxa de desemprego de 12%, quase o dobro da média nacional, de 7%. Os liberais democratas (FDP) conseguiram apenas 2,7% dos votos face aos 9,6% de 2006.
Os partidos precisam de conquistar 5% dos votos para garantirem presença no parlamento regional. "A CDU está, obviamente, desapontada com este resultado eleitoral", afirmou Peter Altmaier, do partido de Angela Merkel - que enfrenta eleições em 2013 -, em declarações ao canal de televisão ARD, ao apelar à união do partido que aponta como condição essencial para a população ter confiança nas políticas daquela formação.
Em Berlim, o secretário-geral do FDP, Christian Lindner, classificou este resultado como "uma derrota com saber amargo".
Os analistas esperam que a coligação CDU/SPD, que chegou ao poder daquele estado em 2006, continue a governar, mas existe também a possibilidade de o SPD escolher outro parceiro de coligação, como o Linke, a que se poderá ainda juntar Os Verdes.
Erwin Sellering, do SPD, atual líder do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, disse apenas que o seu partido "irá decidir pelo que for melhor para a região".
Naquele que foi o sexto de sete sufrágios regionais agendados para este ano participaram cerca de 51,4% dos eleitores face aos 53,5% de 2006. O estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental conta com cerca de 1,4 milhões de eleitores.