Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto ganha prémio europeu

A Comissão Europeia seleccionou o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto como o vencedor na categoria do Crescimento Sustentável, dizendo ser um exemplo "extraordinário" de como universidades e empresas podem trabalhar em conjunto.

Negócios 31 de Janeiro de 2013 às 20:02
  • ...

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) venceu o prémio atribuído pela Comissão Europeia RegioStars 2013, na categoria "Crescimento Inteligente".


Os prémios vão ser esta noite atribuídos e entregues pelo comissário europeu da Política Regional, Johannes Hahn. Portugal, Reino Unido, Polónia, Alemanha e Lituânia são os países de origem dos prémios RegioStars 2013, que "são exemplos de boas práticas em matéria de desenvolvimento regional", diz a Comissão Europeia em comunicado. 


A Universidade do Porto e o seu Parque de Ciência e Tecnologia ganhou na categoria "Crescimento Inteligente", que associa as universidades ao crescimento regional.


Para a Comissão Europeia, a UPTEC "desenvolve clusters, mobilizando competências entre o mundo académico e a economia local, em sectores com potencial de inovação na economia local".


O parque está dividido em quatro pólos: tecnologia, indústrias criativas, tecnologias do mar e biotecnologia, incluindo duas estruturas de apoio para as empresas - Incubadoras e Centros de Inovação Empresarial. Segundo dados divulgados pela Comissão Europeia, a UPTEC apoiou até agora 110 empresas, incluindo 95 empresas em fase de arranque, e cinco centros de inovação privados, tendo criado 800 empregos para diplomados do ensino superior, "contribuindo para o crescimento económico robusto na região".


Na categoria Crescimento Sustentável, que visa apoiar a eficiência na utilização de recursos nas PME, será atribuído ao ENWORKS, um serviço de apoio em matéria ambiental às pequenas e médias empresas do Noroeste da Inglaterra.


Já na categoria Crescimento inclusivo foi escolhido o projecto polaco "Percursos Individuais de Trabalho" orientado para os desempregados de longa duração com mais de 45 anos.


A gestão de bairros de Berlim ganhou o prémio Citystar, para as abordagens integradas para um desenvolvimento urbano sustentável.

 

Na categoria informação e comunicação, a Lituânia venceu o prémio, com o projecto rumo ao trabalho - criação de um serviço de mediação para o recrutamento de pessoas com deficiência auditiva.

 

Nesta sexta edição, Bruxelas recebeu 149 candidaturas.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio