Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oito portugueses entre os principais líderes mundiais no Fórum de Davos

O ministro Pires de Lima vai ser o mais alto representante oficial português a estar presente em Davos, onde vai realizar encontros com investidores, com o objectivo de angariar investimento para Portugal. Durão Barroso e António Guterres voltam a marcar presença.

Bloomberg
21 de Janeiro de 2015 às 17:43
  • ...

Oito portugueses vão estar presentes no Fórum Económico Mundial de 2015 entre alguns dos principais líderes globais. A edição do ano passado contou com 10 participantes nacionais e Portugal volta a estar representado por participantes a nível oficial, passando pelo mundo empresarial e por representantes de instituições transnacionais.

 

O encontro teve início esta quarta-feira, 21 de Janeiro, em Davos, na Suíça e vai durar três dias.

 

A representar oficialmente Portugal vão estar o ministro da Economia António Pires de Lima, e o secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.

 

Em Davos, os dois altos representantes vão ter "encontros ao mais alto nível com agentes políticos e económicos do mundo", disse ao Negócios fonte oficial do Ministério da Economia.

 

Pires de Lima é convidado especial no evento "Collaborative Innovation: Transforming Business, Driving Growth". Este painel conta também com a participação do vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e do ministro das Finanças britânico, George Osborne.

 

Outra das sessões onde o ministro vai estar presente é na "Governors Meeting for Financial Services III: The Role of Financial Services in Society", ao lado do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, do governador do banco central de França, Benoit Coeure, e do governador do banco central de Inglaterra, Mark Carney.

 

Mas a agenda do ministro não se vai limitar às sessões. Vai também realizar "diversas reuniões com investidores estrangeiros" com o objectivo de angariar investimento para Portugal, avança a fonte oficial. O investimento é também a razão pela qual Pires de Lima se vai deslocar também este mês a Espanha e à Alemanha.

 

Durante o evento vai também dar entrevistas a vários meios de comunicação internacionais. E, por último, vai participar num jantar com os restantes portugueses presentes em Davos.

 

Um dos portugueses a ocupar um cargo internacional de maior destaque nos últimos anos também vai a Davos. O antigo presidente da Comissão Europeia durante 10 anos, Durão Barroso, vai estar presente em dois painéis: "Liderança em crise" e "Regiões em transformação: Eurásia".

 

Em nome da Nações Unidas, o alto comissário para os refugiados, António Guterres, vai participar no painel "Fronteiras abertas: Inevitável ou desnecessário?". Pires de Lima é outro dos convidados deste evento.

 

Pela Comissão Europeia, nove comissários vão-se deslocar a Davos, entre eles o português Carlos Moedas, responsável pela investigação, ciência e inovação.

 

O mundo empresarial português vai contar com três participantes. Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae, volta a marcar presença em Davos depois da edição de 2013.

 

Outro grupo nacional de distribuição também vai estar presente, a Unilever Jerónimo Martins através dos administradores José Soares dos Santos e Henrique Soares dos Santos.

Ver comentários
Saber mais Fórum Económico Mundial Davos Portugal Suíça ministro da Economia António Pires de Lima Economia Leonardo Mathias Pires de Lima Ministério da Economia economia negócios e finanças negócios (geral) economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio