Notícia
Oito portugueses entre os principais líderes mundiais no Fórum de Davos
O ministro Pires de Lima vai ser o mais alto representante oficial português a estar presente em Davos, onde vai realizar encontros com investidores, com o objectivo de angariar investimento para Portugal. Durão Barroso e António Guterres voltam a marcar presença.
Oito portugueses vão estar presentes no Fórum Económico Mundial de 2015 entre alguns dos principais líderes globais. A edição do ano passado contou com 10 participantes nacionais e Portugal volta a estar representado por participantes a nível oficial, passando pelo mundo empresarial e por representantes de instituições transnacionais.
O encontro teve início esta quarta-feira, 21 de Janeiro, em Davos, na Suíça e vai durar três dias.
A representar oficialmente Portugal vão estar o ministro da Economia António Pires de Lima, e o secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.
Em Davos, os dois altos representantes vão ter "encontros ao mais alto nível com agentes políticos e económicos do mundo", disse ao Negócios fonte oficial do Ministério da Economia.
Pires de Lima é convidado especial no evento "Collaborative Innovation: Transforming Business, Driving Growth". Este painel conta também com a participação do vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e do ministro das Finanças britânico, George Osborne.
Outra das sessões onde o ministro vai estar presente é na "Governors Meeting for Financial Services III: The Role of Financial Services in Society", ao lado do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, do governador do banco central de França, Benoit Coeure, e do governador do banco central de Inglaterra, Mark Carney.
Mas a agenda do ministro não se vai limitar às sessões. Vai também realizar "diversas reuniões com investidores estrangeiros" com o objectivo de angariar investimento para Portugal, avança a fonte oficial. O investimento é também a razão pela qual Pires de Lima se vai deslocar também este mês a Espanha e à Alemanha.
Durante o evento vai também dar entrevistas a vários meios de comunicação internacionais. E, por último, vai participar num jantar com os restantes portugueses presentes em Davos.
Um dos portugueses a ocupar um cargo internacional de maior destaque nos últimos anos também vai a Davos. O antigo presidente da Comissão Europeia durante 10 anos, Durão Barroso, vai estar presente em dois painéis: "Liderança em crise" e "Regiões em transformação: Eurásia".
Em nome da Nações Unidas, o alto comissário para os refugiados, António Guterres, vai participar no painel "Fronteiras abertas: Inevitável ou desnecessário?". Pires de Lima é outro dos convidados deste evento.
Pela Comissão Europeia, nove comissários vão-se deslocar a Davos, entre eles o português Carlos Moedas, responsável pela investigação, ciência e inovação.
O mundo empresarial português vai contar com três participantes. Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae, volta a marcar presença em Davos depois da edição de 2013.
Outro grupo nacional de distribuição também vai estar presente, a Unilever Jerónimo Martins através dos administradores José Soares dos Santos e Henrique Soares dos Santos.