Notícia
Novo Simplex: 158 medidas vão da "Reforma na Hora" à "Casa Pronta"
O Governo apresentou esta quarta-feira o Novo Simplex 20-21. São 158 medidas que reforçam aposta na desmaterialização e no atendimento não presencial. "Reforma na Hora" promete assegurar o pagamento imediato das pensões.
O novo programa de simplificação de processos na Administração Pública foi apresentado, esta quarta-feira de manhã, num evento que decorreu no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa. E contou com a participação do primeiro-ministro, António Costa, de Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, e ainda de outros governantes, entre os quais Maria de Fátima Fonseca, secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa.
#Simplex https://t.co/A61SFW6uNw
— Simplex (@SimplexPortugal) July 15, 2020
Um dos principais destaques vai para a "Reforma na Hora", medida que visa tornar imediato e automático o pagamento de pensões logo após o requerente ter feito o respetivo pedido no site da Segurança Social.
Outra medida consiste no alargamento da declaração na hora da Segurança Social de modo a que tanto pessoas singulares como coletivas possam aceder a documentos de forma mais célere e sem necessidade de deslocação às instalações das entidades em causa. Trata-se de documentos tais como o rendimento social de inserção (RSI) subsídio de desemprego ou ainda os abonos de família.
Realce ainda para a desmaterialização do processo "Casa Pronta", possibilitando que todos os passos necessários relacionados com a compra ou venda de imóveis possam ser executados de forma imediata.
O pagamento de IRS e IVA de forma mais automática foi outra das medidas anunciadas.
"Bem mais do que um programa, o Simplex é uma política pública, que visa enraizar na Administração Pública uma cultura de inovação e simplificação, declarou Alexandra Leitão na apresentação do Novo Simplex.
Apresentámos hoje o #Simplex’20-21, com um conjunto de 158 medidas que visam facilitar o acesso aos serviços públicos. Entre estas, destaco a Pensão na Hora, a Declaração Social na Hora, Médico de família através do Portal do SNS, e o Emprego Público Online. pic.twitter.com/6BxxgEe3wH
— António Costa (@antoniocostapm) July 15, 2020