Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nobel da Economia vai para David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens

O comité decidiu premiar avanços na economia do trabalho e na análise das relações causais.

A carregar o vídeo ...
11 de Outubro de 2021 às 11:26
  • ...
O Prémio Nobel da Economia foi atribuído esta segunda-feira aos economistas norte-americanos David Card e Joshua D. Angrist com Guido W. Imbens.

Card receberá metade do valor "pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho", enquanto Angrist e Imbens compartilham a outra metade do prémio "devido ao seu contributo na metodologia para a análise das relações causais".



Na década de 90, David Card percebeu que o aumento do salário mínimo em Nova Jersey não resultou em redução de empregos em empresas de fast food naquele estado. Mais tarde, concluiu também que o impacto económico de novos imigrantes é mínimo, ao efetuar vários estudos sobre a rápida assimilação de grupos de imigrantes, e perceber que pouco ou nenhum impacto tinham sobre os salários.

Já Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens têm desenvolvido diversos instrumentos de análises de causa efeito de realidades económicas.

O prémio do ano passado foi atribuído aos
 economistas norte-americanos Paul R. Milgrom, de 72 anos, e Robert B. Wilson, de 83 anos, por desenvolvimentos na chamada Teoria dos Leilões.

O Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel (designação ofical), criado pelo Riksbanken, o banco central sueco, em 1968, tem o valor de 9 milhões de coroas suecas, cerca de 865 mil euros. É, normalmente, o último prémio a ser anunciado.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio